Qualificação Térmica e Mapeamento Térmico
A PREVITEC realiza serviços de Qualificação Térmica e Mapeamento Térmico em variados equipamentos térmicos atendendo aos requisitos da ANVISA
Qualificação Térmica busca por meio de prova documental comprovar, que qualquer equipamento térmico realmente atinge os resultados esperados de acordo com a norma NBR ISO 17665/1, NBR ISO 17665/2 e RDC 17/2010.
Enfim, a Qualificação Térmica é a ação metrológica de aquisição de dados de tempo, temperatura, pressão e umidade, de forma a documentar os ciclos em vazio e com carga dos equipamentos, salas climatizadas, depósitos climatizados, entre outros, estabelecendo então carga e tempo ideal de ciclo para determinada operação.
Já o objetivo de um estudo de Mapeamento Térmico é documentar a distribuição de temperatura e umidade dentro de uma área de armazenamento em uma condição específica (inverno e verão). Todas as áreas de armazenamento com temperatura controlada ou não, devem ser mapeadas para a identificação dos pontos quentes, frios e de risco, visando conhecer o perfil térmico do local afim de garantir que todos os produtos e medicamentos sejam armazenados de maneira correta, respeitando suas faixas de temperatura pré-estabelecidas.
Nossas atividades atendem os seguintes equipamentos térmicos:
- Autoclave
- Termodesinfectora
- Banho Maria
- Estufa
- Estufa de Secagem
- Estufa de Despirogenização
- Estufa de Esterilização
- Incubadora
- Câmara de Conservação
- Geladeira/Refrigerador
- Freezer
- Lavadora
- Tuneis de Despirogenização
- Câmara Fria
- Caixa Térmica
- Recipiente para Transporte
- Veículo Climatizado
- Armazéns
- Depósitos
- Galpões
- Entre outros
Calibrações rastreadas
A PREVITEC realiza calibrações rastreadas de variados equipamentos de medição:
O objetivo da calibração é nos certificarmos se o equipamento está apto ou não para o seu uso específico. Isto porque o uso de instrumentos não calibrados pode reduzir a precisão das medições, comprometendo a qualidade final do produto e gerando desperdícios e ineficiências aos processos da empresa.
A calibração de equipamentos nada mais é do que a avaliação de erro de um equipamento de medição. Caso seja necessário, deverá ser aplicada a eventual correção dos parâmetros para estar de acordo com os níveis estabelecidos.
Antes de enviar um instrumento para a calibração ou solicitar a visita para calibração em campo, é necessário o levantamento de algumas informações importantes como faixa de uso instrumento, faixa de medição, resolução, especificações do fabricante, critérios de erro, etc. Essas informações irão contribuir para a análise do certificado ao final da calibração.
Importante ressaltar que calibrações rastreadas são calibrações que mantêm a cadeia de rastreabilidade de medição fechada até padrões calibrados por laboratórios pertencentes à RBC e têm seus métodos desenvolvidos internamente, sem a Acreditação do INMETRO. É necessário evidenciar a rastreabilidade da medição e o método de calibração.
Contato para Qualificação e Calibração
WhatsApp: (19) 9 8402-5675
E-mail: qualificacao@previteccampinas.com.br